Pular para o conteúdo principal

Zika Vírus: Como se prevenir?

Em meio a tantas preocupações que tem assolado os brasileiros neste difícil ano de 2015, está em destaque a questão do recém introduzido Zika Vírus no nosso território.

Desde que começaram os primeiros rumores de que este vírus poderia ser o responsável pelo aumento de casos de microcefalia entre bebês, a população tem sido aterrorizada por boatos que circulam na internet que mais atrapalham do que ajudam.

Por este motivo, queremos destacar as principais ações que devemos tomar para nos prevenir deste vírus e combater essa epidemia.

Algumas Considerações Importantes:

O transmissor do Zika vírus é o Aedes aegypti, o mesmo mosquito que transmite mais três tipos de doença: Dengue (1,2,3 e 4), a febre chikungunya e a febre amarela.

Destas doenças, apenas a febre amarela possui vacina. Recentemente uma vacina contra a Dengue foi introduzida no México, mesmo assim, os primeiro estudos mostram que sua eficácia não é muito alta (Imunização em torno de 60%).

Ao contrário da Dengue, ainda não possuímos um teste viável para ser realizado em âmbito publico para detectar de forma eficaz a circulação do Zika vírus.

Todas essas considerações são para mostrar que a forma mais efetiva atualmente de combater o Zika vírus é o combate ao mosquito.

O que eu posso fazer?
1) Uso de Repelentes, principalmente as gestantes, a Anvisa autoriza três princípios ativos:

A Icaridina (Nome comercial: Exposis); duração de 8 a 10h.
DEET adulto (15%) (Nomes comerciais: OFF, Repelex). Duração em torno de 6h.
IR3535 (Loção antimosquito Johnson). Duração de 2h.

Como passar:
Aplicar na pele exposta e POR CIMA das roupas. Nunca por baixo
Não aplicar próximo aos olhos, boca e nariz.
Filtros solares devem ser aplicados antes, com no mínimo 30 minutos de antecedência.

Essa dica diminui muito o risco de transmissão, porém ainda é necessário a próxima:

2) Combate ao Mosquito, simples de entender, complexa de fazer.

2.a. Tirar um horário da semana para checar em casa locais que podem servir de criadouro do mosquito;
2.b. Observar se no seu bairro há terrenos baldios ou quintais com acumulo de entulhos que podem servir de criadouro e avisar às autoridades competentes.

Comentários